Já há quase um ano que integro um grupo de marketeers que tem estado a discutir o potencial (e eventuais limites) da integração do marketing dito "tradicional" com o digital. Esse grupo constituído pelo Pedro Dionísio, Vicente Rodrigues, Rogério Canhoto, Rui Correia Nunes e por mim, tem vindo a sistematizar uma série de ideias que se materializam num livro a publicar em 2009 que se focalizará naquilo que optámos por definir como Blended Marketing.
Sem termos a pretensão (ou arrogância) de querer impor ou apadrinhar uma definição, pareceu-nos interessante recorrer à expressão blend, não só pela tradução evidente para mistura, mas sobretudo porque o blend está associado a uma consistência de integração que será, no nosso entendimento, um dos maiores desafios para os marketeers de hoje.
Estamos conscientes de que o online (e o digital, de forma mais abrangente) tem um impacte de tal maneira profundo no marketing moderno, que não pode ser observado apenas como mais um canal de venda, ou simplesmente como mais um meio. Olhando para os processos constituivos do marketing, todos eles - estratégia, segmentação, comunicação, venda, fidelização - têm de ser re-analisados e alterados para dar resposta aos novos desafios que o consumidor e a tecnologia da Era Digital nos levantam.
Com o arranque deste blogue, abrimos espaço à interacção com alguns profissionais e alunos com quem temos partilhado a nossa visão e reflexões sobre o blended, sobretudo com os alunos da ISCTE Business School.
Fica assim aberto o espaço para explorarmos os desafios da integração do mkt tradicional e digital.
Will it blend?
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